segunda-feira, outubro 30, 2006

Conto - XVIII

O rapaz olhava para o Pai a ler o seu jornal. Para o rapaz o seu Pai era O Pai, e o jornal aquele que viria mais tarde a ser o seu jornal. Infelizmente o jornal era uma merda.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Nem na morte

No centro cá da terra, existe, como suponho em todas as outras, uma barbearia. Pequena, apenas duas cadeiras , um espelho e um banco estofado e estafado encostado na parede oposta ao espelho, em género de sala de espera. A barbearia tem um pequena montra ao lado da porta e nela o fantástico acontece, como em tempos há muito idos: junto com os restauradores capilares (entre eles o mítico restaurador Olex), os pentes e os frascos de água de colónia, ficam alinhados em perfeita geometria pequenos anúnicos de necrologia. Até aqui tudo bem! Em vez do jornal, a malta passa na montra da barbearia e vê os defuntos. Qual secção de revistas num cabeleireiro ou consultório médico, existe, nesta barbearia, o jornal desportivo e a necrologia em faceta vitrinista.
- Ai o Sr. Armando, tinha um belo bigode, já lá está! Era um bocado aborrecido quando lhe penteava as madeixas do cabelo da orelha para o centro, p'ra tapar a careca, mas fora disso era bom homem.
- Oh Ti Alfredo! Tem visto por cá o Sr. Albertino?
- Oh rapaz está ali na montra!

Um mimo! Mas o mais fantástico é que no meio desta viagem no tempo existe o toque do moderno, a vanguarda, a globalização. Na maior parte dos necro-anúncios surge a sigla RIP.

Ora quem é que teve a ideia estúpida de usar uma sigla referente a uma frase anglo-saxónica? Os emigrantes? Não me parece, por aqui são todos de relação francófona. Algum triste com a mania que era melhor que os outros.

O que era pitoresco torna-se repugnante por tanta pequenez intelectual.... a menos que os mortos falem todos inglês!

Conto - XVII

Ele desejara que o filho tivesse uma vida melhor que a sua. Por lapso seu ou da vida, o filho apenas teve uma vida mais fácil. E com ela, o desprezo pelo trabalho e o pelo sacrifício.

quinta-feira, outubro 26, 2006

é um sentimento de segurança

Já há alguns anos que o estado natural do País não se materializava tão bem como as consequências da meteorologia destes dias

O fim

Depois de uma bibliografia inteira, estou sem referências.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Cheias - II

Estamos mal, se continuamos a usar as máquinas em horário de cheias
(mesmo as bombas dos bombeiros), a conta da EDP continua a subir!

Cheias

Omeumaufeitio sabe de fonte segura que o governo já criou uma comissão de estudo com o fim de encontrar a forma mais rápida de entubar todos os rios de Portugal. O premissa desta comissão é: "Erros corrigem-se com erros!"

terça-feira, outubro 24, 2006

Portugal e as cores

Alerta Amarelo
Funcionários camarários de braços cruzados na berma da estrada

Alerta Laranja
Funcionários camarários de braços cruzados na berma da estrada exclamando: "As sarjetas estão entupidas, estão mesmo entupidas!"

Alerta Vermelho
Funcionários camarários de braços cruzados na berma da estrada exclamando: "Porra! As sarjetas estão completamente entupidas!"

quinta-feira, outubro 19, 2006

Conto - XVII

Ele teve uma filha chamada Indiferença, e uma neta chamada Redenção.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Kool-tura ou cul-tuga - II

Grupo de artistas sem abrigo ocupa Rivoli. Vivem dos produtos do café/restaurante e nos tempos mortos tocam piano e leêm livros. Preparam já uma instalação video baseada nesta pérola.

Kool-tura ou cul-tuga

Fui aos sítios do costume tentar arranjar bilhetes para esta última peça "Ocupação do Rivoli" mas todos me dizem que já está tudo esgotado.

Conto - XVI

Não tinha memória. Por isso gostava tanto de tirar fotografias.

Passados oitenta anos, olhava para as suas fotografias e viu que tinha passado pela vida de forma sorridente. Apeteceu-lhe tirar uma foto para mais tarde recordar...

terça-feira, outubro 17, 2006

Conto XV

Recordava-se vagamente de ter escrito uma versão romanceada da sua adolescência. Temia que não fosse a sua.

and the winner is...

Gostaria de agradecer a todos os grandes Portugueses, apesar dos quais continuamos a ter uma sociedade que insiste em mostrar o valor da inutilidade e do egotismo. Bem hajam!

quarta-feira, outubro 11, 2006

Despropositado?

No próximo dia 12 de Outubro (quinta feira), pelas 16:30, vai ter lugar no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu a sessão de abertura da sala de convívio dos alunos da ESEV.
Este espaço foi totalmente requalificado dotando-o de novas e modernas funcionalidades, tornando-o mais agradável e acolhedor.
A sessão será presidida pelo Senhor Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Professor Doutor João Pedro Barros.


Quando o presidente preside a uma sessão de abertura de uma sala da Associação de Estudantes só pode significar uma de várias coisas: ou a falta de noção das prioridades, ou execssod e tempo entre mãos ou trunfo/manipulação política. É só a mim que isto parece estranho?

No país dos gordos!

Estudo publicado na revista "Neurology"
Excesso de peso implicado na perda de capacidades cognitivas
Uma equipa de investigadores franceses realizou um estudo que sugere que, quando maior for o índice de massa corporal (IMC) das pessoas, pior é o seu desempenho cognitivo.

Vamos ter de começar a colocar o peso no curriculum vitae.

terça-feira, outubro 10, 2006

Conto XIV

Espreguiçava-se na rede dos desconhecidos de sangue. Todos tinham uma noção estritamente utilitária do amor.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Conto XIII

Ele dava-se bem com toda a gente. Bem na directa medida em que se dava com todos aqueles cuja cosmogonia lhe dava náuseas.

Exercício - II

Grau de dificuldade inferior: Vou começar a contar quantas pessoas conseguem dialogar.

Exercício - I

Vou começar a contar quantas pessoas conseguem dialogar sem falar insistentemente nelas próprias.

vamos ver se pega

Aos poucos as coisas vão encarreirando e como tal eis-me de volta.