terça-feira, julho 10, 2007

1+1=?

Ao ler o Público este fim de semana fiquei a saber que a nota média das avaliações em Matemática 12ºano foi positiva. Tal não acontecia há vinte anos.

"Que bom" pensaria o estrangeiro de férias no Algarve, enquanto deita o olhinho às crianças que brincam na praia (piada de sentido dúbio para não ferir susceptibilidades).

Já o Português atento e intelectualmente honesto fica de pé atrás.
Mais ainda quando descobre que a média tinha aumentado 2,5 valores (em 20) desde o ano passado. É fácil perceber que mudanças bruscas como esta só sáo possíveis ou recorrendo à fraude ou alterando radicalmente as regras do jogo. Mas até aqui só fecha os olhos quem quer (tipicamente todos os paizinhos dos meninos em jogo e todos os responsáveis do ensino superior que vêem as suas fileiras/financiamento engrossar por haver maior mercado acima da fronteira virtual do 9.5).

O que me espanta (ou talvez não) é alguem ter a estupidez (inclusivé política) de afirmar que isto se deve às reformas implementadas nos últimos dois anos.

Recomento vivamente, a estas pessoas, a leitura de livros de história recente e não tão recente sobre reformas no sistema de educação e respectivo resultados.

No fundo estamos a chamar aos Irlandeses e aos Finlandeses de burros, já que eles demoraram vinte anos a conseguir alquilo que nós conseguimos em dois! Somos mesmo fixes.

Quando daqui por três anos esses mesmos alunos com 14 ou 15 de média a matemática me chegarem ao terceiro ano do curso superior e continuarem a não saber somar 1+1/4, eu sorrirei e olharei para o lado para confirmar a ordem que virá de cima que com um polegar esticado para o chão me indicará não para reprovar o aluno mas sim para descer a exigência da prova.

Talvez para 1+1!

Sem comentários: