segunda-feira, maio 30, 2005

Muito à frente...

São poucas, mas há vezes em que os Portugueses (ou pelo menos um ou outro) me surpreendem pela positiva. Gostaria de revelar a minha admiração por um em particular: António Guterres. Que Homem, que estadista... um visionário. Senão vejamos:

Estava sossegadito na vida dele quando um belo dia resolve ser Presidente da Républica. Ora bem -pensou - para isso basta-me dar sinais ao partido, chutar a concorrencia directa (Vitorino) para o Governo (embora ele não tenha aceite por isso Habituem-se!), fazer umas sondagens para ver se dá e depois candidatar-me. Como o Sócrates (o primeiro ministro não o filósofo) tem este jeito frio e responsável de alguém que quer parecer competente, nada melhor para o Portuguesinho que um tipo como Eu, com esta carinha laroca de bochechinha ternurenta e progressivamente descaída, com estes olhinhos tipo Deco e estes sinais bem colocados (embora postiços) como que a dizer: "se Deus te assinalou alguma coisa te encontrou", (Será Deus Maçónico?!). E sem bem pensou...
Tudo corria bem.... o partido rejubilava extasiado
A concorrência mantinha-se na Europa...
A cola dos sinais postiços resistia ao calor dos projectores dos estúdios da Televisão.
Era convidado para ir ensinar Democracia aos povos "menos desenvolvidos"
As sondagens eram... catastróficas.

Quem já se não lembrava de Cavaco?Pois é... as sondagens entre hipotéticos candidatos a candidatos a Presidente da Répública davam a vitória a Cavaco.Ora contas é comigo - pensou tentando acalmar o seu saltitante coração. Para ir a eleições e perder já basta o Cavaco da última vez, Eu não quero uma humilhação dessas e como daqui por cinco anos ainda estou verde como uma alface e com mais cabelitos brancos a dar "patine" e a parecer ainda mais sexy ao eleitorado feminino, faço uma pausa, penso noutra coisa qualquer para fazer com dignidade e aparente confiança e para a próxima quando o Cavaco já estiver a fazer as contas aos bisnetos eu ataco de novo... eheh - sorriso malicioso!

Mas o que há-de ser? Tem de ser algo com estilo mas que dê para não fazer nada, tipo cenas sociais, muita treta mas pouca acção bem ao meu estilo, eu gosto é de conversar! Mas para ser sincero o que eu gostava mesmo era de ser mais alto!
Alto alto ... alto e pára o baile, e que tal Alto comissário para os refugiados?!! - rejubila! É isso mesmo! Refugiados haverá sempre e depois, Nações Unidas... sempre são as Nações Unidas... United Nations (quando o Pai Fundador me vir até vai revirar os olhos de inveja).
E depois claro todos a dizerem... sim sim uma honra para Portugal, um português num alto cargo, blá blá blá. É isto mesmo sou Genial! E daqui por cinco anos ala que se faz tarde vou para a Presidência da República!Genial, agora era só esperar...

Mas o que nem aos próprios pensamentos Guterres contou foi a sua manobra mais profunda e retorcida! Como Portugal está como está, mais tarde ou muito mais cedo, vamos todos fugir desta manta de retalhos a que chamamos país e pedir refúgio a Espanha!
Já estou a imaginar 10 milhoes de Portugueses em tendas nas planícies da Estremadura espanhola ou nas encostas da Sanábria. todo um povo a fazer campismo á espera de apoio internacional (até aqui nada teria mudado), AMI, Cruzz vermelha, mais fundos comunitários e ai sim teríamos a esperança de que alguem (para além da Nossa Senhora de Fátima ou do D. Sebastião) nos viesse salvar... e eis António Guterres que do seu alto comissariado para os Refugiados irá cuidar do povo Português e assim ser, mais cedo do que julgava, Presidente de todos os Portugueses.

Quanto a Portugal? Deixado apenas aos imigrantes de leste tornar-se-á uma superpotência Europeia em cinco anos. Em 2012 já serão muito os imigrantes portugueses (ex-refugiados) em Portugal!

Sem comentários: