terça-feira, agosto 16, 2005

Nadar faz bem à saúde...

Já houve tempos em que se faziam excursões ao Douro para ver a taínha mutante... três olhos e cinco barbatanas (sem contar com a barbataba caudal)... eram parecidas com o blinky dos Simpsons mas em cinza prateado. Bem alimentadas, procriavam e cresciam ali bem na saída do esgoto... e era vê-las contentes e saltitonas à espera da próxima descarga. Certo é que também se viam centenas de pescadores (de bicha no bolso) a ver se as ditas mordiam ou não, confiantes que para além de desporto e anti-stress, essa actividade lhes conferia refeição de agradável sabor. A verdade, é que comendo ou não o fruto da sua pescaria, a taínha lá ia para casa de um dos poluídores (não o somos todos?). É claro que o Douro (lei-a-se Douro junto ao Porto) continua poluído e que as pessoas continuam a nadar nele, gostando de comentar "Aie Eue? Non, Non tenho miedo, siempre nadeie aquie e nunca tibe nada. Alem du mais num tenho meios pra ir pra outro lado..." Limpa-se e dirige-se para o carro para buscar mais uma bifaninha! Está no seu direito, mesmo que a pouco mais de cinco quilómetros tenha várias praias com bandeira azul (se bem que até essas valem o que valem - bela frase à político).

De Inverno e de Verão é bonito fazer colecionisno nas praias Portuguesas.

O meu Top Ten

:: embalagens de gelados

:: pensos higiénicos já desfeitos e devidamente limpos
:: preservativos usados ou por usar
:: pedaços de garrafas
:: a bela da fraldinha suja
:: pedaços de pára-choques
:: latas de refrigerantes
:: folhas de jornal (com certeza voaram - ainda que me custe acreditrar que a edição completa do expresso consiga voar sem o quadrimotor por baixo...)
:: as picas de cigarro (coisa linda esta que polvilha a areia... já começa a ser a areia a polvilhar as beatas)
:: o pacote de batatas fritas

"ai ai... não há quem as limpe" poderão dizer! O problema está em quem as suja não em quem as limpa!


Bom Verão! Façam praia nos centros comerciais que são sítios limpos, têm parque de estacionamento e não costumam ter incêncidos... a areia... levem-na de casa!

Sem comentários: