quinta-feira, janeiro 31, 2008

Túpido

Esta história é verdadeira e prometo não exagerar nos pormenores nem na adjectivação. Contá-la-ei pois em estilo jornalistico não TVI.

Presidente da Cãmara de uma terrinha bem no centro do País tem uma ideia que, de tão inusitada, se poderá chamar genial: Em torre bem no centro da cidade construir em cada face da mesma um relógio de Sol. Muito bem, fui o primeiro a aplaudir! Ip Ip urra... uma ideia interessante, bonita e pedagógica. Fala com a arquitecta que com uns poucos cliques consegue chegar a um artesão que ainda se dedica a fazer à bela ciência gnomónica. Contacto telefónico e sim senhor faz-se o acordo, visita-se o sítio, esboçam-se ideias, abre-se concurso, adjudica-se a obra e o artesão põe as mãos ao trabalho e elabora minucioso projecto que entrega na câmara. Uma semana depois é chamado à câmara onde fala com a dita arquitecta que lhe explica com desalento que o Presidente não tinha gostado muito do projecto, que não era aquilo que tinha em mente, que julgava que os relógios nas quatro faces seriam todos iguais, que julgava que os relógios seriam iluminados (!?) porque queria, quando passasse lá à noite, poder ver as horas!

Relógios de Sol!
É uma história que comove pela estupidez.
O artesão foi pago pelo trabalho de fazer o projecto. O contribuinte anda a patrocinar a boçalidade deste (e tantos outros) autarca.

Sem comentários: