sexta-feira, março 07, 2008

actualidades - ii

A cena dos profs e da ministra: Só o tempo que tenho gasto a acalmar a Lurdinhas e a fazer-lhe massagens e a gastar frascos de laca para manter o penteado quando o desatino é total... dava para escrever um livro.

Algumas notas soltas (se fossem notas de 500€...):

- Lurdecas disse, em tempos, coisas pouco elogiosas dos profs, algumas bem verdade- onde ela falhou foi no publico alvo: os profs baldas não estão muito importados que lhes apontem o dedo, os outros sentem-se ofendidos, pelo que as acusações falham o alvo

- Nunca vi manifestações desta escala quando em causa estava directamente a qualidade de ensino: "60 mil marcham sobre Lisboa mostrando indignação e revolta pela nojenta classificação que Portugal obteve nos relatórios internacionais sobre o nível da formação académica das suas crianças"

- Uma escola é um matriarcado e não se mexe nos lugares que cada um ocupa à mesa. Ninguém troca a nora com a sogra, ou a namorada do neto com a avó. A nomeação de titulares veio estragar a hora do café na sala dos professores.

- As ideias no papel são boas quando não se vive num país subversivo. Tudo se subverte até mesmo as boas ideias. Assumamos que as ideias do ministério são boas (discutível) e necessárias (indiscutivel). Mesmo assim o sistema tende a autopresevar-se e haverá sempre situações de rídiculo, de injustiça e de prevaricação e fraude. Mesmo que essas situações sejam contornadas e mesmo que os resultados a médio prazo sejam bons, já ninguém acredita neles porque o sistema está farto de gerar "falsos positivos", com os ministérios a serem os primeiros a criar e propagandear essas falsas melhorias, ergo o sistema tende a ficar na mesma.

- Depois de receber telefonema a convidarem-me para mediar a discussão entre profs e ministerio, reflecti, recusei (não gosto de me misturar nem com uns nem com outros e sei que a Lurdecas tem um lugar no seu coração para mim) e ainda assim fiz a seguinte proposta: experimentem dar uma semana de férias a mais a todos os professores e vejam se tudo isto não passa. (não estou a dizer que os profs não gostam de trabalhar... só não estão é já habituados a trabalhar como os outros)


Nota: Vinte anos passaram e o país está na mesma ou pior. Das duas uma ou o(s) governo(s) é(são) maus e a culpa é do povo que os elegeu, ou o(s) governo(s) é(são) bons e a culpa é do povo que não dá mais. Eu assumo a minha cota parte de culpa.


.... está na hora ... está na hora,... já agora trablahem mais nos slogans... são bem fraquinhos

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico!
Apesar de nada ter dito últimamente estou sempre presente. Sabe que até leio os seus escritos à minha mulher que a única coisa que sabe fazer no computador é limpar-lhe o pó, mas que aprecia muito tudo o que "omaufeitio" escreve.

eutodososdias disse...

Bem vindo de volta. Permita-me a sugestão de ir ensinando qualquer coisita sobre computadores à sua esposa. Só é complicado ao ínicio e nunca é tarde para se aprender coisas novas. Com os melhores cumprimentos para ambos.