quinta-feira, março 20, 2008

serviço público

De todas as asneiras que leio algumas são bastante comuns entre professores (todo o tipo de professores, dos licenciados aos doutorados) Algumas pérolas:
"hadem"
"estivestes"
"tênhamos"
"haviam (muitas coisas a fazer)"
"caiem"

e mais, muitas mais.

Uma das referências que se usa na aprendizagem da escrita é a distinção entre a letra "c" e a letra "q".

Para denominar esta última tenho ouvido alguns dos momentos mais interessantes da pedagogia (deve ser pedagogia ou então arte já que não sei bem o que é!)

"q" de quá quá. A associação ao grasnar não faz sentido! As crianças quando apreendem as sonoridades dos animais ainda não sabem escrever e as que sabem, se não souberem que a palavra se escreve com "q" ficam na mesma. Aliás "quá quá" poderia perfeitamente escrever-se "cuá cuá" não dependendo sequer do tipo de pato!

"q" de perna. Esta, concedo, é eficiente mas antropormofizar uma letra assim, chamando-lhe perneta é um atentado à dignidade da consoante.

"q" de 9. Estas é das piores. O apelo à parecença física (relativa) entre os dois caractéres (nunca sei onde acentuar esta palavra) é triste. Ainda se a relação fosse cabalística mas...*

"q" de quanto. Esta sim é uma boa referência mas ainda assim pressupõe o conhecimento da grafia da palavra "quanto".

A minha sugestão: "q" de "quê?". Não só poderá perfeitamente ser uma resposta às denominaçãoes anteriores como encerra ela mesmo a definição. E neste caso não há qualquer dúvida sobre como escrever a palavra "quê". Excepto em algumas regiões da beira onde se pronuncia "cuê?"


* Como a ignorância é muito atrevida e normalmente ensurdecedora aqui fica uma nota: a referida relação entre o número 9 e a letra "q" talvez seja mesmo de cariz cabalístico ou com proveniência na correspondente gematria. Se formos a ver embora não exista nenhum caracter com a forma de um "q" no hebraico, a correspondência para o grego e em sequência para o cirílico e para o copta vemos um caracter progressivamente mais parecido com o nosso "q" e cujo valor numérico é, pasmem, o 90! Talvez a raiz das figuras "q" e "9" seja a mesma. José Rodrigues dos Santos, pega lá mais uma ideia para pores nos teus best-sellers, cá espero os meus 5% de direitos de autor.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigado/a pela aula de português (e não só). Depois disto o programa "como falar em bom português" é uma brincadeirinha para o jardim de infância. Desejaria que os nossos jornalistas lessem este blogue- Envergonhar-se-iam ou talvez como muitos dizem: "Envergonhariam-se"
Sempre um prazer lê-lo.

eutodososdias disse...

Grato pelo seu elogio (diria mesmo lisonja). Penso apenas que a ignorância não deve ser a medida de todas as coisas, daí gostar de perder algum tempo com a raiz e a razão das coisas.
Volte sempre.
Com os melhores cumprimentos.