quarta-feira, agosto 31, 2005

WC 2 IX

Dois títulos e um sorriso!

"Estudo diz não haver relação entre telemóveis e tumores cerebrais "

"Maioria dos resultados de investigações biomédicas pode ser falsa"

A novela Presidencial!

Alegre não avança! Fico triste! Tanto que aqui escrevi para lhe dar força e nem assim!

Manel! Sucumbiste à vontade do partido? Pesa-te o medo de uma derrota contra Mário ou Hanibal? Os jantares de Faro e Viseu foram mal servidos? A esquerda precisava de ti, amigo! Onde vais estar daqui por 5 anos? À espera que a vontade do partido escolha alguém mais novo, mais do aparelho, mais mediático, mais manietável? Nada mudou no teu partido, Manel! A tua candidatura poderia tê-lo feito!

Pesará em ti a estagnação do teu partido!

Mas deixa lá!
Este país precisa mais de poetas que de presidentes da República!

terça-feira, agosto 30, 2005

Shhh!!!

Uma pista para um modelo saudável de sociedade: Conseguir estar sozinho!

Desejos facilmente realizáveis - V

Na Florida: Olhar pela janela de um quarto andar e ver uma vaca a passar!

segunda-feira, agosto 29, 2005

Ora acontece...!

Ainda há quem diga que a cultura não é importante!

Se assim fosse como seria possível que o pai do Teatro Português acabasse com os incêndios, com as autárquicas, com as Presidenciais, com o défice, com as picardias do Alberto João, etc?

Bem haja estupidez humana!

The Hound of Sir Arthur Conan Doyle

Alguém quer comprar Portugal?

Hoje estou simplesmente farto.
Farto deste País
Farto desta Imprensa
Farto desta sociedade
Farto desta forma de ser desresponsabilizadamente incompetente

A culpa foi do Afonso Henriques que fez birra e bateu na mãe e resolveu usurpar território a torto e a direito criando um povo que usa e abusa como se tudo fosse dele para depois pensar que pode avançar e usar e abusar um pouco mais além. Este país que ainda não sabemos ser nosso mas de outros que matámos, violentámos e expulsámos parece que não nos é nada (muito embora pesem nove séculos), aqui estamos como conquistadores, ocupadores e quando nada mais houver para sugar, avançamos para outras paragens .... (quais paragens? só se for as da miséria humana)

Deviámos, enquanto povo, inscrevermo-nos nos IA , incompetentes anónimos. E admiti-lo, primeiro passo para a recuperação! Admiti-lo! E deixar todos os supostos feitos da nação onde devem estar, num longínquo passado... dir-me-ão: " A falta de amor próprio do Português..." É exactamente ao contrário: "É um excesso de Ego, de espírito de tudo é meu para usufruir sem regras nem respeito.

Construímos um país onde tudo se faz simplesmente porque se pode!

Vou emigrar! Adeus.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Nem sempre o erro é mau!


"Don't know what it is, so it must be art"

quinta-feira, agosto 25, 2005

Quero os meus 11 euros

"Partidos prevêem gastar mais de cem milhões de euros na campanha autárquica"

Caros líderes dos partidos:
Já pensaram no trabalho que vão ter a colar cartazes, a inventar discursos maus, pobres, populistas, demagógicos, desonestos e na melhor das hipóteses iguais às últimas autárquicas; a mandar fazer bandeiras e outdoors com caras foleiras e nada fotogénicas; a visitar feiras e dar beijinhos em peixeiras e pagar cafés aos Ti Maneis deste país? Já pensaram?

Sigam esta minha sugestão:

Em vez de esbanjarem esse dinheiro todo a dizerem coisas que já todos ouvimos milhares de vezes (mesmo aqueles que nada dizem, já os vimos fazer isso uma e outra vez) e já que somos nove milhões de eleitores, faziam uma distribuição igualitária pela malta. Cabia 11 euros a cada um. Eu prefiro-os a semanas de campanha eleitoral e julgo que a maior parte dos Portugueses também.


Com 11 euros eu podia ir jantar ao shopping e olhar para aqueles ecrãs de TV indoor e rejubilar por não ver campanha eleitoral. Ou melhor, podia poupá-los! Ah Nah! esqueci-me que estava em Portugal! Podia dá-los como primeira prestação para um ecrã de plasma e pedir um empréstimo para as restantes 100 prestações. Podia comprar flores e ornamentar o meu T0 com kitchenette. Podia comprar várias embalagens de lasagne congelada no Lidl e dar uma festa de arromba lá em casa! O que Eu não fazia com 11 euros! E agora imaginem nove milhoes de pessoas a fazerem coisas destas... não mudava nada no país mas pelo menos não se gastava energia numa coisa inútil e 11 euros são 11 euros!

P.S: Eu não sugeri acabar com a campanha eleitoral! Até porque este ano sou suplente de suplente para a junta de freguesia de Picha de Anciães e quero o meu mês de férias.

Nota: de facto se a população que vai andar envolvida nas eleições não receber o montante passa para 12.5 euros! O que Eu não fazia com 12.5 euros...?

Patrocínio: Lidl

... quando a mente transborda

Começa a super liga, acabam-se os incêndios
Construção civil muito ocupada em 2004, menos incêndios
A malta volta de férias, menos incêndios

Estudo estatístico precisa-se

Umbiguismo

Ultimamente tenho recebido comentários em Inglês de fulanos que dizem que gostam muito do blog e querem é estimular-me a visitar o deles (provavelmente um script automático para enviar este tipo de coisas a todos os blogues). Ora aqui está uma bela manobra de marketing usada abastadamente no nosso País: apelar ao ego para se obter qualquer coisa!

Ultimamente tenho ficado perturbado com a quantidade de pessoas que não sabem ouvir. Falam, falam, falam, eu escuto, muitas vezes com aqueles "humhum , pois é, sim sim, e depois?" que normalmente se usam para fazer crer ao outro que estamos a acompanhar... e logo a seguir quando, aproveitando uma pausa, tento dizer qualquer coisa, noto logo uma indiferença brutal do outro lado. Isto não me afecta por ser comigo, isto afecta-me por ser forte sinal de umbiguismo, primeiro passo para um autismo crónico e caminho certo para o fulanismo de tal (... porque eu é que sou fulano de tal e fiz não sei o quê... . ver: http://omeumaufeitio.blogspot.com/2005/06/eu-o-meu-mim.html). Terão as pessoas necessidade de afirmar o próprio Ego através da aniquilação do ego alheio? Provavelmente!


Como dizia um professor Catedrático de uma Universidade Castelhana, em forma de contra-argumento numa questão científica: "Porque o senhor não se esqueça que já foi meu aluno!"

quarta-feira, agosto 24, 2005

Parque de Monsanto em Lisboa arde descontroladamente

Pronto, pronto, foi só mais uma tentativa de acordar consciências!

Não há paciência para o jornalismo Português - II

Bloco informativo TSF.
Dez minutos de conversa sobre incêndios, vítimas mortais, desgraça, etc. Notícia seguinte: "Papa Bento XVI desloca-se a Colónia para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), onde promete incendiar os ânimos dos mais de 400 000 jovens ali presentes..."

Sem comentários...

Onda de revivalismo!

Numa onda de revivalismo o PC atira Jerónimo de Sousa para a candidatura à Presidência da República.
CDS-PP deve estar a procurar nos seus arquivos que candidatos retro poderá usar: Talvez Basilio Horta possa ser a solução (Freitas está fora de questão). Já o Bloco de Esquerda poderá ter dificuldades em escolher um candidato bem retro, talvez Manuel de Arriaga seja a solução.

Em todo o caso gostei de rever Jerónimo de Sousa a dançar! Clap Clap. A campanha promete mais uma dose de lixo jornalístico.

Números...

3 ___________ Submarinos
10 __________ Estádios
300 __________ Policias mobilizados por cada "derby" futebolistico
4279 _________ Incêndios desde o início do ano
180.009______ ha de terra ardida
18 __________ Vítimas mortais

sexta-feira, agosto 19, 2005

ao amigo Alegre

ao amigo Alegre

vira mais esta página, amigo
esquece mais esse amigo, Alegre
nao o olhes, não o mires
sorri irónico apenas
que o futuro é teu, ainda!

vira mais essa página, amigo
olha em redor
procura as palavras
esquece a traição que é amante obsessiva
sorri e esquece a mágoa

vira mais uma página, amigo
no seio da vacuidade,
avança seguro e hirto,
com o vento na face
e as mãos cheias de nada .

vira mais outra página, amigo
nem novos nem velhos te demovem, Alegre
descobres agora o clube de ranhosos,
meninos mimados e amigalhaços,
esses não vêem o poeta!

Nem te disseram: Vira-te amigo!

quinta-feira, agosto 18, 2005

Me liga vai!

Novo serviço de telemóveis:

Liga já para o 21234 no teu telémovel e regista este novo serviço "Quero ganhar rios de dinheiro a atear fogos no meu país"
Por apenas 1€ por mês podes receber no teu telemóvel via sms a informação que tu precisas! Saber quais os sitios em que a probabilidade do teu fogo pegar é mais elevada.

E se pensas que só recebes aquela informação que podes ver todos os dias no telejornal à noite, enganas-te! O nosso serviço contabiliza direcção e intensidade do vento, quantidade de lixo na mata, número de máquinas de lavar enferrujadas espalhadas, dificuldades de acessos, cansaço das corporações de bombeiros locais, ausência de corta-fogos e número previsto de equipas de reportagem dos mídia para atrapalhar . Tudo isto aplicado a modelos de caos determinístico desenvolvitos pelo IST.

Regista-te já e ganha ainda screen-savers grátis com as principais imagens dos grandes incêndios do momento e toques polifónicos com o crepitar de bombeiros carbonizados. Liga já!

Um desenho vale mais que mil palavras!


Créditos:
http://unkemptwomen.blogspot.com/2005/08/in-some-peoples-eyes-i-am-about-to.html

quarta-feira, agosto 17, 2005

SIC 10 horas

Não resisto! O programa é mau, tão mau, tão mau que até dá gosto ver! Tudo é mau, as pessoas, o pato, a falta de contéudo, tudo é mau que até dá gosto ver. Pois hoje num momento de alucinação provocado por excesso de trabalho intelectual lá apanho dois minutos daquilo. Pelos vistos a filha de Carlos Cruz teve um bebé, ou seja Carlos Cruz e Marluce são avós. Estão ambos em directo ao telefone e depois de muita coisa , muita galhofa e comentários idiotas, a produção do programa resolve oferecer à recém nascida um urso de peluche (muito original, diga-se). Diálogo logo a seguir enquanto Carlos Cruz está do outro lado da linha... :
- E que nome havemos de dar ao ursinho - Sílvia Alberto
- Não sei porquê gosto de Cláudio - diz Cláudio Ramos (apenas categorizável pelo próprio nome)
- Não, não que tal Didi? - diz a Maya (a usurpadora do nome da Abelha)
- Ai não, é muito parecido com ... - Deixa escapar Sílvia Alberto

BIBI, BIBI, diz caneco, DIZ!

BMD! A falta de bom senso é excruciante. Foi inocente bem sei mas o Carlos Cruz deve ter percebido...

Mais uma pérola!

E Lula?

Num país onde tudo o que se faz já se faz embuído de corrupção, é fácil tramar a vida a quem ousa ser honesto e competente. Quando se mexe onde não se deve é sempre fácil encontrar um pequeno podre, que vem com o pacote inteiro do país, para minar a confiança e destruir o pouco de bom que se construiu. No Brasil, como cá, quem se atreve a melhorar logo se vê tolhido (e muitas vezes destruído) por quem só ganha em ver as coisas na mesma. É bom este estado corrupto das coisas, é um estado das coisas que se consegue perpetuar e auto-regular, mantém a sua forma e resiste determinadamente às mudanças.

É o estado da tensão superficial. Por mais que a água lá dentro se agite, uma gota é sempre uma gota!

terça-feira, agosto 16, 2005

A esfera armilar circunscrita

Nadar faz bem à saúde...

Já houve tempos em que se faziam excursões ao Douro para ver a taínha mutante... três olhos e cinco barbatanas (sem contar com a barbataba caudal)... eram parecidas com o blinky dos Simpsons mas em cinza prateado. Bem alimentadas, procriavam e cresciam ali bem na saída do esgoto... e era vê-las contentes e saltitonas à espera da próxima descarga. Certo é que também se viam centenas de pescadores (de bicha no bolso) a ver se as ditas mordiam ou não, confiantes que para além de desporto e anti-stress, essa actividade lhes conferia refeição de agradável sabor. A verdade, é que comendo ou não o fruto da sua pescaria, a taínha lá ia para casa de um dos poluídores (não o somos todos?). É claro que o Douro (lei-a-se Douro junto ao Porto) continua poluído e que as pessoas continuam a nadar nele, gostando de comentar "Aie Eue? Non, Non tenho miedo, siempre nadeie aquie e nunca tibe nada. Alem du mais num tenho meios pra ir pra outro lado..." Limpa-se e dirige-se para o carro para buscar mais uma bifaninha! Está no seu direito, mesmo que a pouco mais de cinco quilómetros tenha várias praias com bandeira azul (se bem que até essas valem o que valem - bela frase à político).

De Inverno e de Verão é bonito fazer colecionisno nas praias Portuguesas.

O meu Top Ten

:: embalagens de gelados

:: pensos higiénicos já desfeitos e devidamente limpos
:: preservativos usados ou por usar
:: pedaços de garrafas
:: a bela da fraldinha suja
:: pedaços de pára-choques
:: latas de refrigerantes
:: folhas de jornal (com certeza voaram - ainda que me custe acreditrar que a edição completa do expresso consiga voar sem o quadrimotor por baixo...)
:: as picas de cigarro (coisa linda esta que polvilha a areia... já começa a ser a areia a polvilhar as beatas)
:: o pacote de batatas fritas

"ai ai... não há quem as limpe" poderão dizer! O problema está em quem as suja não em quem as limpa!


Bom Verão! Façam praia nos centros comerciais que são sítios limpos, têm parque de estacionamento e não costumam ter incêncidos... a areia... levem-na de casa!

sexta-feira, agosto 12, 2005

1984 - G. Orwell

País? Palavra demasiado forte!

Um ex-casapiano de 19 anos, testemunha no processo casa pia foi raptado e ferido não se sabe bem por quem, é o que dizem os jornais... O percurso das vitimas deste processo:

:: São violadas
:: Anos depois têm de reviver tudo para poderem testemunhar acreditando na justiça
:: São pressionadas pelos nosso serviços policiais (que nem sempre são meigos e muitas vezes usam cabos de vassoura) para obterem um testemunho fidedigno
:: São raptadas e torturadas durante o processo (lá diz o regulamento destas coisas... as testemunhas não podem ter contacto umas com as outras... mas a lei não diz nada quanto a raptores/torturadores)

:: Se tudo correr como de costume o processo arrasta-se (com continuados raptos e torturas) e prescreve!

Moral da história...

...

Esta não é uma frase que possamos usar no nosso País...

A lembrar: caso do áqua-parque e caso da queda da ponte Hintze Ribeiro

Piromania... silêncio, calma ...

"Incêndios: PT oferece 20 casas pré-fabricadas para albergar desalojados"

Acho muito bem, ao menos que o dinheiro dos negócios escuros no Brasil sirva para alguma coisa. Só é pena os pré-fabricados serem de madeira... ;)

quinta-feira, agosto 11, 2005

0,75 2 44 U2

9 239 100 hectares! Esta é a área de Portugal continental, e pelos vistos só este ano já arderam 70 000 hectares, ou seja 0,75%. No entanto apenas 3 349 327 hectares são de área florestal o que faz 2% de área florestal ardida.

Mas também há boas notícias: Se mantivermos este ritmo de devastação e tendo em conta que pouca reflorestação se faz... aliado ao ritmo crescente de desertificação, em 50 anos não teremos mais floresta! O que é bom porque assim acaba-se com a industria da madeira nacional e com os supostos interesses por detrás e acaba-se com o aluguer de aviões e helicópteros e novos equipamentos para os bombeiros e assitencia social para os que ficaram sem nada, etc, vai poupar-se uma pipa de massa e há-de vir mesmo a calhar porque nessa altura já teremos sido expulsos da UE e o nosso défice já estará nos 44% (mesmo depois de dois perdões conseguidos pelo Bono para a ajuda aos países do terceiro Mundo).

Por isso ânimo! Bem faz o nosso PR em condecorar os U2, já está a pensar no futuro! Grande Jojó! ( a bem dizer também já deve estar a pensar ser candidato a PR de novo em 2015).

quarta-feira, agosto 10, 2005

Discovery e MIR

Sempre aterrou. Ainda assim não consigo deixar de pensar que toda esta "novela" foi um bom golpe publicitário para a NASA. As dificuldades de financiamento assim obrigam. Gostava no entanto de saber o que lá foram fazer para além de terem estado a fazer de mecânicos e terem aterrado em segurança... o que me leva aos telejornais portugueses... Argh!

Ontem não consegui ver o da SIC sem vomitar. Que raio de reportagem foi aquela do prejuízo que a chuva de ontem trouxe aos donos das esplanadas à beira-mar e aos vendedores de bolos das praias!? É absurdo! E a reportagem durou seguramente cinco minutos! Ao meio da minha regurgitação induzida pelos mídia (mir - do inglês , media induced regurgitation), um espasmo apoderou-se do meu indicador que inadvertidamente mudou para a TVI - as grandes diziam: "Seca prejudica venda de Melão". Na reportagem dizia-se (com as habituais entrevistas de chacha) que havia muito melão e muito bom mas que as pessoas não compravam... então e qual a relação com a seca??? Estarei a ficar burro ou será que as pessoas por "sentirem a seca" já não gostam do melão (como o nosso actual PR que só se lembrou da seca quando num belo dia de manhã quis tomar banho e não tinha água na torneira)? E se há muito com certeza que não foi o preço que aumentou, ou aumentou? Talvez os comerciantes com a desculpa da seca tenham aumentado o preço para valores exurbitantes? Mas nisso não se falou!

Imerso não minha própria estupidez e a desejar notícias de futebol para que reaja instintivamente e desligue a televisão sem ter a vã esperança de ver jornalismo de qualidade, ouço nova notícia: Agricultores já não conseguem cortar mais no consumo de água- vários depoímentos de agricultores que enumeravam as medidas tomadas até que um afirma ter passado de três regas diárias de 40 minutos cada, para seis regas diárias de 25 minutos cada. Ora caro amigo, se durante todas essas regas o caudal for constante, ou é de mim ou está a consumir mais água. Ou sou eu que estou a fazer mal as contas...?


Ao Zé Eduardo já não digo nada (a miúda dele tem mau feitio) mas a ti Xico, que até poderias ser PR, oh pá, tem lá cuidado com os teus directores de informação, é que isto está por demais... é todos os dias asneirada, bem sei que os melhores mandaste para a SIC notícias mas os pobres também têm direito a informação de qualidade. Vá, vai lá despedir uns quantos e depois a gente fala.

terça-feira, agosto 09, 2005

Sometimes it's not easy being green


:: Sentido pessoal
:: Sentido florestal

Citando alguém meu conhecido: "Não deveria o fogo posto ser tratado como o terrorismo?"
Subscrevo

segunda-feira, agosto 08, 2005

Merchandising para todos os Portugueses

"Com Soares, tá-se!"
Eis o slogan para a nova campanha presidencial de Mário Soares. Numa acção nunca antes vista e inspirada num conceito de modernidade e transversalidade geracional (o verdadeiro Presidente de todos os Portugueses - mesmo dos que ainda não votam - e tivesse Soares pensado nisto na campanha de 86 e teria mais votos nesta eleições Presidenciais) surje um novo conceito: A coleção de Action figures "Soares of the known Universe" tm.

Uma vasta lista de figurinhas completamente articuláveis vendidas em separado.
Vê já toda a coleção que tens à tua espera:
# Mário Soares no exílio tm. (da coleção Do not remove from box)
# Soares volta do Exilio tm. (com roupa em tecido verdadeiro, carrega-lhe nas pernas e ele dá um abraço a Cunhal (vendido em separado))
# Mário Soares de face ensaguentada, Presidenciais 86 tm. (sangra mesmo e se lhe carregares nas costas sobe para cima da viatura (vendida em separado))

# Soares Presidência aberta tm. (com 32 acessórios com os quais podes construir um escola, uma feira, um siderurgia)
# Soares representação oficial - deluxe set tm. (caixa de 42 figuras, inclui 12 acessores, 21 jornalistas, três carros oficiais, Maria Barroso e irmão)
# Soares representação oficialtm. . (inclui action figure de tartaruga gigante que emite um gemido quando sujeito a carga (batteries not included))

# Colecção Soares em... tm. (diversos títulos disponíveis onde Mário Soares é vestido com roupas típicas dos países que visitou, exemplo: Laos, Burkina Faso, Nação Zulu, México, etc, etc)
# Mário Soares, o amigo Africano tm. (incluí malas de viagem para avião particular (vendido em separado), mala com fundo falso para tráfico de diamantes, mala com notas para pagamento a líderes africanos bem conhecidos)
# Soares Presidente de todos os Portugueses recebe... Jean-Marie Le Penntm . (Figura de Le Penn incluída)
# Soares Três Presidênciastm . (Figura feita de borracha especial que dilata com o tempo, tornando-se mais volumosa e flácida)
# Soares deputado Europeutm . (Incluí acessórios de escritório e diorama do escritório na Fundação Mário Soares. A edicão especial também inclúi 40000 eleitores parvos em PVC)
# Soares candidato 2005 tm . (traz acessórios onde se inclúi canadianas e desfibrilhador portátil com equipa de paramédicos. Também vem com inúmeras novas frases: Carrega na barriga e ouve-o dizer "Não negociaremos com Terroristas", "As questões sociais.... as questões sociais". "Porque Eu..., Porque Eu...", "Este governo de Direita", faz actualização do firmware para novas frases e frases antigas como "Mon ami Mitterrand" em
www.com-soares-ta-se.pt/action/frasesfeitas.html )

Vendidos em separado na colecção Soares no remanso do lar tm.
Mário Soares de roupão e chinelos (tecido verdadeiro)
Mário Soares de fato de banho às flores (tecido verdadeiro)
Mário Soares come pastel de bacalhau (carrega nas pernas e a figura leva pastel à boca)

... e para mais da mesma novela: http://omeumaufeitio.blogspot.com/2005/07/mrio-para-todo-o-servio-i.html; http://omeumaufeitio.blogspot.com/2005/07/mrio-para-todo-o-servio-ii.html e http://omeumaufeitio.blogspot.com/2005/07/e-em-segundo-lugar.html

WC 2 VIII

"Se tens uma posição onde exerces poder sobre os outros, não te limpes, outros o farão por ti."

sexta-feira, agosto 05, 2005

"My God, it's full of stars""

Mais um passeio espacial pela tripulação da Discovery.
Desta vez pelo mais prosaico (ainda que não menos importante) dos motivos: a mijinha!
O 2º comandante da Discovery aproveitou para sair do Vaivém, afastando-se alguns metros e virando-se de costas para o Planeta Terra, aí verter águas. Terá ainda acrescentado que "Não há nada como fazer um xixizinho apanhando um pouco da brisa solar". A ausência de giestas impediu, porém, que o 2º comandante aliasse ao seu alívio a exaustão de resíduos sólidos. Terá afirmado: "A quantidade de lixo espacial já é suficiente para causar problemas... faço quando chegar a casa... além do mais aqui em cima há sempre alguém a ver... ou é o HST, ou o VLT ou o VLA ou o Keck"

P.S.: Quem se lembra da citação em título, quem se lembra?

quinta-feira, agosto 04, 2005

Feels like screaming?

Professores mais saudáveis

"Menos 6500 pedidos de professores para destacamentos por doença"

Finalmente os serviços de saúde em Portugal estão a melhorar (Parabéns Zézito)! O número de professores destacados por doença diminui 70% desde o ano passado. Agora sim estamos no bom caminho! O facto das regras de destacamento e o aumento da fiscalização e das denúncias dos casos fraudulentos foi mera coincidência. Talvez o problema da saúde em Portugal seja a saúde de Portugal!

Eu acho que vi estes 6500 nas manifs dos professores... Eu vi, Eu vi! (momento Tweety)

Desejos facilmente realizáveis - IV

Encontrar a pessoa certa no dia errado.

Se o amor é fogo que arde sem se ver, o Verão em Portugal é...

Aparentemente alguns dos dez incêndios que lavram em Portugal já estão circunscritos. Sá falta controlar as frentes norte (fronteira com a Galiza) e a este (fronteira com Castela-Leão e Extremadura).

quarta-feira, agosto 03, 2005

Camping em Julho ou Agosto = Parking

Acampar em Julho ou Agosto é coisa para pobres... sim, porque se o objectivo é estar num contacto mais próximo com a natureza.... esqueçam!Pela primeira vez comprei um colchão insuflável.

Por várias vezes que a minha provecta idade tinha avisado o meu corpo que dormir no chão já não era para mim. É claro que ao comprar o dito no Continente estava a comprar frustração, já que nem uma vez o usei... o raio do pneumático trazia um furo que de tal tamanho quase fazia com que eu caísse lá dentro. Tal só não aconteceu porque o ar a sair era tanto que me colocou em equilibrio de sustentação tal qual partícula de esfericidade duvidosa em leito fluidizado.
Noites confortáveis: zero.

Adiante: É claro que o parque estava à pinha, não só os campistas residentes eram mais que as mães (tal expressão adequa-se perfeitamente uma vez que todos estes elementos são famílias cuja definição de férias é clonarem da forma mais eficaz possível o estilo de vida que levam o ano inteiro onde frigorífico, televisão, antena parabólica, leitor de dvd - foi o primeiro ano que vi - vasos com plantas e cerca de arbusto a toda a volta da tenda, são absolutamente essenciais) como os campistas espontâneos ocupavam o resto do parque e arredores (porque até os espaços reservados para o embelezamento do parque estavam ocupados). É claro que por acréscimo as filas para tomar banho, fazer xixi, fazer cocó, lavar os dentes, lavar a louça, estender a toalha, ir ao supermercado, dar um mergulho na piscina, eram omnipresentes.
Dias calmos: zero.
Mas tudo corria bem se o campista moderno não tivesse a obsessão de levar as quatro rodas para todo o lado, neste caso para ao pé da tenda, ou seja para ao pé da tenda do vizinho.
Noites calmas: zero.

E agora sim: dia de férias em contacto com a natureza:

05:02 acordar com as dores de um musculo perfurado por uma pedra do chão
05:43 acordar com as dores de outro musculo perfurado por uma pedra do chão
08:21 acordar com os gritos das criancinhas da familia do lado
08:31 acordar com os gritos das criancinhas da familia do outro lado
09:12 acordar com o som dos automóveis em manobras
09:59 acordar com o cheiro a tubo de escape dos automóveis em manobras
10:27 esperar meia hora para tomar banho
12:04 sair do parque o mais depressa possível
23:30 voltar ao parque o mais tarde possível
00.01 tentar adormecer ao som dos automóveis em manobras
00.12 tentar adormecer com os gritos das criancinhas da familia de trás
00.41 tentar adormecer com o cheiro a esturgido do jantar tardio da família da frente

Ah! Lar doce lar!

terça-feira, agosto 02, 2005

2005 - Ano Mundial da Física ? Para quem?

Não é novidade! Mas a extensão da ignorância afecta-me sempre.
Confirma-se segundo a seguinte noticia do Público (http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1229642&idCanal=74) que as disciplinas de Física e Química vão passar a ser opcionais a partir do 10º ano para os cursos científico-naturais na nova reforma do ensino.
É claro que as justificações são óbvias, e mais óbvio é a estupidez por detrás destas. Gostava apenas de realçar uma das justificações para a desmotivação no estudo das referidas disciplinas: "assuntos tratados são muitos desligados da realidade". Amiguinhos estudantes do ensino complementar: Se eu não conhecesse os manuais escolares pensaria que estes seriam escritos em código ou em chinês e que não teriam figurinhas cheias de cor a transbordar a cheiro de tinta ou que a ausência de diagramas e caixas explicativas seria evidente ou ainda que os resumos e formulários contraproducentes seriam inexistentes... Mas não! está tudo lá! Certamente muitos ainda ensinam a Física apelando ao abstracto mas até isso é fundamental. É impossivel compreender a natureza sem o recurso ao abstracto, à imaginação e especialemente ao contra-intuitivo. É claro que todos percebemos que o que está aqui é a falta de vontade de trabalho, da vontade de superar dificuldades, da vontade de ultrapassar frustrações, da vontade de saber mais, aliado a uma desculpabilização generalizada da ignorância em geral e especialmente da científica (basta olhar para a imprensa Portuguesa).
Existem contudo duas possibilidades á vista para os curricula dos cursos cientifico naturais, uma vez que o ensino secundario começará a produzir clientes do ensino superior sem Fisica (e Química) dentro em breve. Como não saberão nada de Fisica e continuarão a querer frequentar Engenharias, das duas uma ou os cursos superiores passam a administrar os actuais conteúdos dados no ensino secundário deixando de fora outros mais importantes para uma formação realmente superior (já que tal factor aliado ao tratado de bolonha não possibilitará milagres em prazos tão crutos como os três anos, vide http://omeumaufeitio.blogspot.com/2005/06/bolonha-portuguesa.html) ou então (a minha preferida) passamos a dar cursos de Física, Astronomia, Engenharias e afins sem Física. Estilo: apenas umas conversas descritivas sobre a Fisica, sem textos (porque a Educação Portuguesa produz seres iletrados) e muito menos com equações, porque em Portugal não saber Matemática é desculpado, é bom, é aplaudido e é requisito para se subir na vida. Estás a exagerar! - poderá exclamar o incauto leitor. Pois bem, talvez! Mas a isto ainda temos de juntar o facto das Universidades e Politécnicos serem financiadas consoante o número de alunos, por isso as pressões são óbvias e perigosas... aliás quem inventou este sistema era profundamente ignorante (provavelmente alguém que não teve Física no liceu).
Façam-me um favor: queimem todos os manuais escolares, todos os registos, todas as comissões de reformas curriculares, todos os ministros da educação e vamos começar de novo! Cada erro, e têm sido aos milhões, hipoteca uma geração!

segunda-feira, agosto 01, 2005

O candidato!

A sociedade portuguesa chegou aquela fase da vida em que se consegue lembrar perfeitamente do que fez/aconteceu há décadas mas não do passado recente. Como foi possível aos partidos portugueses de esquerda esquecerem-se do candidato óbvio: o candidato Vieira.

Manuel João estou contigo, e se quiseres um mandatário para a campanha fala com o Manuel Alegre!