quarta-feira, junho 01, 2005

Bolonha à Portuguesa

Com o novo acordo de Bolonha a entrar em 2010 e as Universidades e Politécnicos deste país ainda à espera de indicações fiáveis do ministério, antevejo aqui o cenário para 31 de Dezembro de 2009:

22:00
Reitores das Universidades reunidos:
Ora bem ora bem, três graus, menos anos, muito bem, pegamos nos bacharelatos e deitamos ao lixo, ok já temos três graus... licenciaturas com quatro e cinco anos não dá - Cortamos os últimos dois anos e chamamos-lhe mestrado, perfeito! Doutoramentos com quatro anos de duração não pode ser, é muito tempo! Fazemos um programa doutoral com um ano curricular e dois de tese. Assim quem quiser passar da licenciatura para o doutoramento já pode... perfeito.

Presidentes dos Politécnicos reunidos:
Ora vamos lá ver como vamos encolher licenciaturas de quatro e cinco anos em três? Já sei! as aulas passam a funcionar em edifícios móveis a viajarem a velocidades próximas da da luz, assim o tempo passará mais devagar e teremos tempo para meter todos os contéudos que julgávamos importantes em três anos. Genial!

22:30
Reitores das Universidades reunidos:
E medicina e arquitectura? Esses, quando acabam os seis anos ficam logo com o doutoramento mesmo que não queiram. Ou é ou não é! Excelente!

23:00
Reitores das Universidades reunidos:
Então mas... mas e os contéudos que julgávamos importantes para um bom licenciado.. ficam de fora? Não, não ficam, mas se o quiserem têm de fazer o mestrado! Ahhhh!

23:45
Reitores das Universidades reunidos:
Tá tudo feito! Ok vamos todos para casa... Alguém quer ir tomar um copo?

Resumindo e baralhando:Até 2009 para se ser doutorado era necessário na melhor das hipóteses e seguindo os cursos mais comuns: 23 anos de formação, a partir de 2010 bastam 18 anos!

Meninos e meninas a fazerem uma licenciatura: não se apressem, se demorarem o tempo suficiente podem acabar o curso com um doutoramento feito!

23:59
Reitores das Universidades reunidos a tomar um copo:
-Então e os tristes que já têm doutoramento, não se lhes dá nada?
-Que tal um pacote de bolachas recheadas?
-'Ta' bem! - hum... e há dinheiro para isso?

Bolonha pretende equivalências de conteúdos, não de graus. Continuamos a pensar em títulos (xotôre, xôr engenheiro, xôr arquitecto) em vez de competências.
Meta para a população Portuguesa em 2015: 90% de licenciados, 85% de iletrados.
Havemos de lá chegar!

1 comentário:

. disse...

Mto bom a tua explicação sobre o tratado de bolonha...se qiseres podes ir explicar isso no meu blog, em que estou a pedir opiniões sobre isso....