quinta-feira, junho 16, 2005

No País dos xôtores

"Os Médicos são obrigados por lei a escrever nas prescrições o princípio activo do medicamento receitado, no entanto apenas 30% dos médicos aderiram à lei" - Jornal da tarde -SIC

O que é isto de aderir à lei? Para o cidadão comum, ou se cumpre a lei ou não se cumpre e quando não se cumpre existem sanções: multas, coimas, penas de prisão, sanções, penhoras, perda de direitos, etc. Apenas os médicos podem ou não aderir às leis. Mais uma a provar que o poder dos lobby dos médicos está bem enraízado na cultura Portuguesa.
Um professor que faça formação e divulgação científica gratuítamente é apenas um parvo cheio de boa vontade, um médico que dê consultas gratuítamente tem direito a nome de rua e a um busto em plena praça!

Bem sei que a história das receitas de genéricos não dá jeito... lá se vão as viagens ao Brasil pagas pela indústria farmacêutica, e lá se vai o dinheiro da associação nacional de farmácias para comprar uma das maiores distribuidoras de medicamentos do país... mas bolas... ao menos podiam disfarçar melhor! Continuamos a viver no país do cabrito pró xôtore, dos ovinhos pró xôtore, da notinha no bolso da bata pró xôtore, das intermináveis filas e horas de espera em hospitais e consultórios particulares. Felizmente dentro em breve teremos uma nova geração de médicos que para ter média de 19,99999 (em 20) para poder estudar numa faculdade de medicina Portuguesa, não teve adolescência e passou ao lado de um crescimento e formação pessoal que a faria uma geração mental e emocionalmente sã! Assim se tudo correr bem serão técnicos altamente capazes e seres humanos estranhos. Talvez assim acabem os bustos e as ruas com nomes de médicos! Mas a verdade é que em Portugal as pessoas gostam demasiado do drama humano... de forma que talvez tudo se esteja a endireitar... Nã! Momento de fraqueza!


P.S: Este título faz-me lembrar o "país dos rodinhas". Vou escrever um livro com este título!

2 comentários:

eutodososdias disse...

Já agora: penúltima linha, onde está: "bate-mos" deveria estar "batemos".
Quanto ao bolo de noz: Está atento à tua secretária (a mesa) que quando menos esperares...

eutodososdias disse...

Eu não prometi nada! Eu tinha objectivos! (Aprendi esta com Sócrates)