segunda-feira, junho 06, 2005

Um mau feitio insular

"... e chamo bastardos a esses senhores que escrevem na comunicação social du contenente para não lhes chamar filhos da p***!"

E toda a gente ficou chocada! Até Eu, antes de lançar uma gargalhada, fiquei chocado durante quase 0,024 segundos. Fiquei chocado porque na RTPN (que foi onde vi a reportagem) em vez de usarem o já mítico sinal sonoro piiii por cima do palavrão, não, em vez disso resolveram antes suprimir o som emitido pela boca de Alberto João. Um piii é muito melhor que um ...., filhos da piii é muito melhor que filhos da .... Assim se perde a qualidade na televisão nacional! Qualquer dia deixam de colocar a bolinha vermelha no canto superior direito para suprimirem simplesmente as cenas eventualmente chocantes.

Mas chocados porquê? Por ter sido um palavrão? Ouvem-se tantos palavrões na televisão, como pretexto de humor ou de choque gratuíto, normalmente mal aplicados.
Por ter sido um dirigente político a dizê-lo? Basta ouvir os deputados na AR para ouvir coisas bem piores que um palavrão: desonestidade intelectual, acusar os adversários de homossexualidade, questionar o direito, baseados em julgamentos morais, dos outros de emitirem opiniões , ... e já não falo do que se vê (bem pior que um palavrão)!

Poderão dizer: Ah pois mas e o exemplo que ele dá ao País...?! Quanto a mim isso depende das regiões do País. Conheço algumas regiões em que é vulgar para Mães de uma determinada classe social tratarem os próprios filhos por filhos da p***, não havendo aparente razão para que tal seja verdade! Estaria Alberto João a tratar aqueles senhores como filhos?!

A mim choca-me tanto ou mais ouvir dirigentes políticos e ministros dizer pérolas como:
"Houveram situações..."
"Haviam medidas a ser tomadas..."
"O governo interviu..."

Essas sim chocam-me: perpetuar o mal falar Português, especialmente vindo de pessoas que deveriam ter uma formação que lhes proporcionasse o bem falar da língua materna. A incompetência dos governos anteriores mede-se pela falta de formação dos governos actuais! Se estes são o melhor que a nossa sociedade actual consegue fabricar... BMD!

A minha proposta aqui fica: da próxima vez que transmitirem coisas da Madeira, dobrem as reportagens. Versão dobrada por Eládio Clímaco:

"... e o senhor Presidente do Governso da Região Autónoma da Madeira acaba de declarar que adjectiva alguns senhores, que escrevem na comunicação social da parte continental deste nosso país, de filhos ilegítimos para que não seja obrigado, pelo seu mau feitio, a chamar-lhes filhos ilegitimos de mães com uma actividade profissional não declarada e que subsistem através da remuneração decorrente de práticas sexuais!


Finalmente percebi a grande ofensa! A ofensa está na acusação de os tais senhores terem alguém na familia que foge ao fisco! AH! Agora percebi! Bem Haja Eládio Clímaco!

P.S.: Reparem que não referi uma única vez os senhores jornalistas! Esses tipos conseguem pôr um blogger atrás das grades... livra!

Sem comentários: