quinta-feira, setembro 22, 2005

Animais-Políticos-Animais

Finalmente compreendi a mente de algumas pessoas neste país (leia-se dirigentes políticos) e percebi porque se não lhes pode exigir muito. Esta ou a anterior geração de políticos (e de todas as outras pessoas neste país) nunca foi educada para a democracia. A primeira República começou mal e acabou pior, a segunda foi aquilo que se sabe e a verdade é que esta democracia que temos foi desencatada de outros lados sem que houvesse uma educação para a democracia (e não penso que aqueles grupos de alfabetização a seguir ao 25 de Abril de 74 tivessem também esse propósito).

Quando digo educação estou a pensar na falta que faz educar as pessoas a conduzir, educar a fumar, educar a estar em público, educar a respeitar os outros... tudo o que o inocente comum cidadão poderia estar a pensar que o bom senso e a simples reflexão sobre a vida em sociedade deveria ser suficiente. Mas não é! Continuamos com a leve ideia que o Português já nasce ensinado!

Só esta falta de educação (também para democracia) justifica a ignorância dos nossos políticos no que diz respeito à sua própria profissão e vida num estado de direito. Por favor alguém que explique a essa animalha que existem eleições diferentes para orgãos diferentes com um propósito: eleger dirigentes para esses mesmo orgãos. As eleições , quaisquer que elas sejam não servem só para avaliar o governo como a maioria dos dirigentes políticos querem fazer o povo crer! Os mandatos têm uma duração por alguma razão! Como explicar isto à gente burra que está à frente dos nossos partidos (todos sem excepção alimentam esta ideia idiota das eleições serem para avaliar o governo e passar cartões amarelos e vermelhos e penaltis e livres directos). De lembrar que o ex-futuro-provavel candidato a presidente da república Toñito Guterres atirou o seu governo ao charco depois de um resultado numas autárquicas!
Ai gente burra! E poderão dizer, ai mas toda a gente pensa assim! Pois, mas pensam mal! Não foram educados para a democracia!

O outro ex-futuro-provavel candidato a presidente da república Tó Vitó teria feito melhor se tivesse dito com tom convicto: "EDUQUEM-SE, EDUQUEM-SE"

2 comentários:

Ana disse...

Realmente, quando se fala em "educar para a cidadania", metade das pessoas ri-se, uma parte não sabe o que querem dizer com aquilo, outros acham uma estupidez, porque, como tu dizes e bem "acham que já nascem ensinados"e, claro, há os que não comentam!!!
É pena ver que cada vez mais as pessoas não se respeitam, não respeitam os seus tempos, os seus espaços, as suas ideias ou convicções... E podiamos começar a crescer e a ser tão melhores se, pelo menos, passassemos a dar valor às pequenas coisas!

Ana disse...

Ah....obrigada pela tua visita ao meu blog! Volta sempre!