Aulas de Matemática do 1º ciclo acompanhadas por professores universitários
Ora bem... tendo em conta que a maior parte dos professores do 1º ciclo (vulgo professores primários) já são formados, já têm licenciaturas, já frequentaram com sucesso cadeiras e estágios no percurso da sua formação, admite-se que sejam capazes não só de formar com competência como procurar por si mesmos a formação contínua que acharem necessária (quanto mais não seja para adquirirem os famosos créditos, que tantos milhares de cursos apregoam conferir). Se tal não acontece há que rever a formação superior que se está a dar aos alunos de primeiro ciclo e tal passa necessáriamente pela avaliação dos cursos de ensino superior, os mesmos leccionados pelos mesmos ditos professores que vão acompanhar as aulas de matemática do 1º ciclo.
Percebe-se o contrasenso? Mais uma vez cria-se uma solução cumulativa. Há algo que não funciona e em vez de se corrigir a montante, não, cria-se mais um remendo por cima do que está mal. É claro que tais professores universitários vão ser pagos e bem pagos, no fundo vão ser pagos para fazer o trabalho que já devia estar feito e bem feito no decorrer da sua actividade profissional!
Por mim, resolvia isto de outra forma: Um mau professor ia para a rua, mesmo que pertencesse ao quadro e tivesse 150 anos de serviço, se fosse mau era substituído por um que fosse bom. Se todos fossem maus despediam-se todos os professores do ensino superior que os formaram! Assim acabava-se com os professores de primeiro ciclo sem colocação! A longo prazo teríamos crianças mais bem formadas, estudantes melhores, pessoas mais competentes e se tudo corresse bem governantes mais capazes. Capazes de não inventar tangas destas!
quinta-feira, setembro 29, 2005
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1 comentário:
como este é um assunto que me afecta directamente,deixo aqui a minha opinião,concordando inteiramente contigo.Nao sei porque é que ha professores que ficam assustadisssimos ao pensar numa suposta avaliação do seu desempenho. Se são bons,nao tem nada a temer,certo?
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